O que é

O ESTANTE DE HISTÓRIAS é um projeto cultural que promove a educação de qualidade utilizando como ferramentas principais a doação de livros, recursos lúdicos e eventos de promoção e incentivo à leitura.

E isto se dá através do patrocínio de empresas e de pessoas físicas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que oportuniza este projeto que prevê a doação de uma bela e encantadora estante de madeira personalizada (100cm x 50cm x 60cm), com 100 livros infantis e diversos adereços que incentivam a promoção da leitura em escolas públicas ou em instituições sem fins lucrativos que atendam crianças e jovens de qualquer região do Brasil.

Entre os adereços, encontram-se dedoches, cortina de cena, cenários, instrumentos musicais e um belo tapete de borracha para realização de piqueniques literários e outras atividades ao ar livre.

A estante e todos os itens que ela contempla foram pensados com muito carinho para auxiliar os professores na interação com seus alunos e como grandes facilitadores das atividades de promoção à leitura em sala de aula.

Depois da entrega das estantes nas escolas selecionadas, o projeto realiza diferentes atividades presenciais e EAD para os alunos e professores de todo o município onde se localizam as instituições beneficiadas.

O ESTANTE DE HISTÓRIAS é um projeto que não deixa ninguém de fora. Em seu acervo, estão disponíveis títulos em braile e suas atividades são disponibilizadas na internet com tradução em libras e audiodescrição.

Baixar Apresentação em PDF

Objetivos do projeto

A leitura é importante em todas as idades, mas principalmente na infância, pois tem o poder de estimular nas crianças sentimentos que promovem a associação do mundo imaginário com situações vividas no cotidiano, além de ser fundamental para ampliar a compreensão da realidade e estimular a criatividade, a imaginação e enriquecer o vocabulário das crianças com linguagens diferenciadas. Mas incentivar a leitura só é possível com bons livros, e este é o objetivo do projeto ESTANTE DE HISTÓRIAS: disponibilizar gratuitamente livros infantis novos para bibliotecas de escolas públicas de todo Brasil, a fim de promover a leitura entre os alunos das séries iniciais (1º ao 4º ano) e oferecer ferramentas especiais para que os professores possam despertar nas crianças o prazer de ler.

Estante

Títulos

LIVRO AUTOR
A bolinha que não rolava Marô Barbieri
A caligrafia da Dona Sofia André Neves
A fada que colecionava manhãs Marô Barbieri
A mentira cabeluda Pedro Bandeira
A princesa que não sabia chorar Marô Barbieri
Adivinhe se puder Eva Furnari
As mentiras do Paulinho Fernanda Lopes de Almeida
Bichológico Paula Tailtelbaum
Breve história de um pequeno amor Marina Colasanti
Brincando advinhas Lenice Gomes
Camarões x tartarugas: a grande copa do mar Walcyr Carrasco
Cidinha e a pulga da Cidinha Pedro Bandeira
Contos de Andersen Recontado por Walcyr Carrasco
Dudu da Breka Claudia Cotes
História vira-lata Sylvia Ortoff
Histórias chinesas Ana Maria Machado
Histórias que nos contam em Luanda Rogerio Andrade Barbosa e Jô Oliveira
João e Maria Flavio de Souza
Lá onde eu moro Babi Dias e Victor Peres e Perez
Lápis encantado Leo Cunha
Leila menina Ruth Rocha
Listas Fabulosas Eva Furnari
Mais histórias do pequeno Patachu Tristan Derème
O baile das portas Marô Barbieri
O menino que aprendeu a ver Ruth Rocha
O pequeno Patachu Tristan Derème
O sabiá e a girafa Leo Cunha
O segredo da fonte Marô Barbieri
Outros contos africanos para crianças brasileiras Rogério Andrade Barbosa
Os dois amigos Mario Pirata
Os gatos de botinhas Ruth Rocha
Os olhos mágicos de João Marô Barbieri
Oscar e o rei da lama Marcos Almada Rivero
Oscar e sua cauda de minhoca Marcos Almada Rivero
Paca, tatu... Cutia, sim! Claudio Fragata
Papai é meu! Ilan Brenman
Para que serve o dedo? Paula Taitelbaum
Pequenos segredos de jardim Marô Barbieri
Pestilóide e o sumiço da chuva Marô Barbieri
Problemas Boborildos Eva Furnari
Quem dança não faz lambança Marô Barbieri
Quem tem medo de cachorro? Ruth Rocha
Quem tem medo de monstro? Ruth Rocha
Robin Hood: a lenda da liberdade Pedro Bandeira
Tinoca minhoca Marô Barbieri
Tombolo do lombo André Neves
Um casório bem finório Elias José
Um gol de placa Pedro Bandeira
Um zoo cheio de histórias Gianni Rodari e Fulvio Testa
Uma história sem pé nem cabeças Luciano Pontes

Adereços

Os adereços são diferentes elementos lúdicos como dedoches, instrumento sonoro, cortina que transforma a base da estante em um lindo palco, e ainda um belo tapete de borracha para atividades de leitura ao ar livre. Tudo pensado para promover atividades nas quais as crianças possam vivenciar as histórias, criar empatia com os personagens e despertar seu lado lúdico, característica muito importante para o desenvolvimento emocional, social e da postura crítico-reflexiva, extremamente relevante para a formação cognitiva.

Atividades

Oficina

O projeto Estante de Histórias não contempla apenas a entrega das estantes com livros e adereços nas escolas. Vai muito além disso. Após a doação, a equipe do projeto vai até o município beneficiado para apresentar pessoalmente o acervo e mostrar para os professores, através de uma oficina, técnicas e alternativas divertidas para levar os livros e a leitura para sala de aula e encantar seus alunos.

A oficina tem duração de 3h45min e sempre é realizada por profissionais de Educação amplamente capacitados e qualificados que atuam no projeto. É uma atividade muito divertida, interativa e repleta de descobertas e aprendizados. A oficina conquista educadores de todas as idades por onde passa.

Contações de Histórias

Contar histórias para as crianças contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados através da imaginação e da intimidade com os personagens. Por isso, o projeto oferece contações de histórias para as escolas beneficiadas utilizando recursos lúdicos que promovem ainda mais a inserção da leitura na vida dos alunos das séries iniciais.

Para a realização destas atividades, o projeto Estante de Histórias conta com um banco de contadores de histórias profissionais de diferentes regiões do Brasil e, sempre que possível ou necessário, contrata estes profissionais localmente para fomentar a cultura dos municípios por onde passa.

Acessibilidade

Para ser acessível a todos os públicos, o projeto Estante de Histórias disponibiliza suas atividades nas mídias sociais com tradução em libras e audiodescrição.